O planejamento e a execução da gestão educacional da sua escola precisam estar sempre em plena evolução. Olhar para fora é fundamental para melhorar o que está sendo desenvolvido dentro da sua escola. Uma ótima forma de garantir isso é acompanhando novas tendências pedagógicas.

É importante refletir sobre essas tendências antes de aplicá-las, para não correr o risco de cair em modismos. No entanto, é possível captar inspiração a partir de conceitos inovadores e trazê-los para a sala de aula para aprimorar o ensino.

Veja a seguir as tendências pedagógicas que podem ser implementadas em sua instituição de ensino:

Interdisciplinaridade

Uma das tendências pedagógicas que podem ser adotadas em sua escola é a interdisciplinaridade.

Quer um exemplo de como fazer isso? Os professores de História e de Física podem se unir para falar sobre Revolução Industrial com os alunos: enquanto, em História, eles falarão sobre os contextos que levaram a esse movimento, a Física abordará o funcionamento de uma máquina a vapor.

A interdisciplinaridade ajuda os alunos a entenderem que os fenômenos, sejam eles naturais ou sociais, não estão isolados em apenas uma disciplina.

Atenção ao mundo digital

A popularização da internet fez com que diversos processos do dia a dia passassem a depender muito dela. A escola precisa se preparar para reflexos dessa tecnologia que podem impactar na gestão educacional.

Por exemplo, cyberbullying e privacidade digital são algumas pautas que podem entrar em discussão no ambiente escolar. Afinal, têm um impacto na sociedade e, consequentemente, no cotidiano dos alunos.

Trabalho com inteligências múltiplas

Cada aluno de uma escola é diferente. Essas particularidades sempre devem ser consideradas quando a aula é planejada.

O trabalho com metodologias ativas é uma maneira de atuar com inteligências múltiplas. Como o aluno é colocado como protagonista do seu aprendizado, ele terá mais liberdade para aplicar seus talentos na resolução dos problemas propostos.

Formação da cidadania

A escola não serve apenas para transmitir conhecimento, tendo também o papel de formar cidadãos. Os alunos devem entender como podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

É necessário que o currículo escolar desenvolva nos alunos uma maior conscientização do seu papel na comunidade em que vivem. A escola pode ajudar o aluno a refletir sobre seus direitos e deveres, além de criar situações de participação cidadã.

Ao acompanhar tendências pedagógicas promissoras, você passa a contar com as ferramentas necessárias para manter a sua escola sempre no caminho da inovação. Trata-se de algo fundamental para permanecer relevante em seu mercado e ter um valor perceptível para a sua captação de matrículas o ano todo.