Dizem que a prática leva à perfeição. Isso também se aplica à aprendizagem. Quanto mais o aluno pratica, mais aprende e alcança melhores resultados. O uso de simulados, de forma recorrente, é uma maneira de promover a prática impondo as mesmas condições de uma situação real, como o vestibular, por exemplo.

 

São muitos os benefícios do uso de simulados em sala de aula, tanto para o professor, quanto para o aluno. Para o docente, é possível entender o progresso dos estudantes, levantar as dificuldades e fazer eventuais ajustes no plano de aulas. É uma forma de avaliar, ainda, seu próprio trabalho, entendendo como os conteúdos têm sido assimilados pela turma e quais as possíveis correções de rota.

 

Já para os alunos, os principais benefícios são:

 

  • Aprender a gerenciar o tempo. Em provas extensas, a administração do tempo é fundamental. No Enem, por exemplo, é ideal que o candidato responda cada questão em até 3 minutos. Ao praticar a administração do tempo, o candidato não corre o risco de ter que deixar questões em branco ou mesmo “chutar” quando perceber que o tempo da prova está se esgotando.

 

  • Preparação física. Fazer uma prova muito extensa exige condicionamento físico para isso. Muitos alunos têm dificuldade em ficar tantas horas sentados ou concentrados. Treinar essa habilidade é crucial para que eles obtenham os melhores resultados. É importante que eles saibam a hora de se esticar, ir ao banheiro, lavar o rosto, fazer uma pausa, comer um lanche.

 

  • Promover o autocontrole. Além do aspecto físico, há o mental. Lidar com o estresse, a ansiedade, o nervosismo e a insegurança é fundamental para que o aluno não perca o controle e tenha o famoso “branco”. Vivenciar situações de pressão é uma das formas de se preparar para enfrentá-las, além de ser um grande exercício de autoconhecimento.

 

  • Entender as lacunas de aprendizagem. Ao realizar simulados, o aluno tem um diagnóstico claro de quais são os pontos a evoluir, quais disciplinas requerem mais atenção e onde ele deve focar. É também um mapeamento eficaz do seu conhecimento e das áreas que ainda precisam ser cobertas/reforçadas.

 

Agora que você já conferiu os benefícios da aplicação de simulados em sala de aula, adote essa prática! Você encontra todas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de todos os anos, no site do INEP, assim como seus respectivos gabaritos.

Já as provas de anos anteriores da Fuvest e demais faculdades, você encontra nos portais das próprias instituições ou em diversos outros sites, como Guia do Estudante e Brasil Escola. Bom treino!