A redação no vestibular requer um preparo especial para que seja possível conquistar uma boa pontuação. A maioria dos vestibulares e o Enem utilizam esse recurso para testar o domínio argumentativo e de conteúdo dos alunos, mas nem sempre eles chegam à prova preparados para isso.

Um dos papéis da escola e do professor é oferecer aos alunos as ferramentas que precisam para terem bons resultados em todas as fases desses testes, inclusive na redação. Para isso, é preciso se antecipar e planejar aulas focadas nesse aspecto.

Conheça a seguir 5 dicas para ensinar aos alunos a respeito de redação no vestibular:

1. Recomende leituras de apoio

A produção de um bom texto exige o costume de consumir referências de qualidade na forma de leituras de apoio. O professor deve ter o hábito de recomendar essas leituras aos alunos como forma de prepará-los para a redação no vestibular.

Isso vale tanto para literatura que ajude os alunos a terem contato com referências de produção textual como também para o acompanhamento de atualidades pelo noticiário. É importante que esses dois aspectos estejam em equilíbrio.

2. Entendimento sobre os critérios de avaliação

Cada vestibular é diferente, mas os critérios de avaliação usados para a redação costumam ser semelhantes. Ao preparar os seus alunos para esse momento, uma parte bastante importante do processo deve ser dedicada a entender esses critérios e adaptar a escrita a eles.

Por exemplo, é necessário falar sobre o que é um texto argumentativo e quais partes ele deve ter. Também vale a pena discutir o uso de referências e demais recursos que os alunos podem usar para enriquecer o texto.

3. Interpretação dos textos de apoio

A maioria dos vestibulares traz a proposta de redação com alguns textos de apoio, que o aluno pode utilizar para se inteirar mais a respeito dos temas e captar referências para fazer no texto.

No entanto, se não há um entendimento pleno sobre esses textos de apoio, eles não surtirão o efeito desejado. Ao tratar da redação no vestibular com os alunos, é essencial que eles pratiquem a interpretação desses textos e saibam como utilizá-los da melhor forma no texto que criarem.

4. Resgate temas anteriores

O uso de simulados para se preparar para o vestibular é algo recorrente na maioria das escolas, mas você já pensou em aproveitar também as propostas de redação antigas?

Essa é uma ótima forma de não só ajudar os alunos a treinarem a redação no vestibular, como também favorecer que pratiquem a compreensão da proposta e o estilo de exigência de cada vestibular.

Ao seguir cada uma dessas dicas, você contará com um plano robusto para ajudar os seus alunos a se prepararem para a redação no vestibular. Lembre-se da importância de manter essa iniciativa em plena evolução, trazendo sempre novas referências e ideias para aprimorar cada vez mais o aprendizado dos alunos.