O momento de realizar o planejamento escolar requer bastante cuidado, já que será responsável por nortear as ações implementadas durante o ano. As medidas previstas nele devem considerar as necessidades da escola, além de contribuir para que a instituição continue sendo capaz de formar alunos preparados para o mundo.

No entanto, não é sempre que tudo isso dá certo. Se ocorrem problemas durante a realização do planejamento escolar ou até mesmo na implementação dele, dificilmente será possível obter bons resultados. É por isso que você e sua equipe devem tomar cuidado para passar longe de alguns problemas.

Conheça a seguir os 4 principais erros que você deve evitar ao fazer o seu planejamento escolar:

1. Não dedicar tempo suficiente ao planejamento

O primeiro erro que podemos considerar, e talvez um dos mais graves, é não dedicar o tempo que esse processo requer para ter qualidade. Se a sua escola rotineiramente deixa seu planejamento para a última hora, certamente não terá um resultado eficaz. Certifique-se de reservar a equipe certa e o tempo que elas precisam para realizar essa tarefa.

2. Não usar o planejamento para tomar decisões

Um dos principais intuitos de um planejamento escolar é nortear as decisões pedagógicas que são tomadas ao longo do ano letivo. Portanto, um dos erros que você pode cometer nesse contexto é ignorar essa utilidade desse recurso. 

3. Não considerar seu histórico

Todo planejamento precisa ser capaz de olhar não só para o futuro, mas também para o passado. É fundamental que você considere as ações pedagógicas realizadas nos anos anteriores para detectar o que deu certo, o que vale a pena tentar de novo e o que não repetir.

4. Não documentar seu planejamento

Para que o passo anterior seja possível, o seu planejamento escolar precisa ser devidamente documentado. Isso significa registrar as suas ações pedagógicas de forma que possam ser consultadas no futuro e, assim, replicadas e aprimoradas. Isso pode ser tanto um arquivo digital ou até mesmo algo impresso, sendo que o mais importante é ser acessível à equipe.

Sem um bom planejamento, nenhuma ação consegue bons resultados. Considere os pontos levantados neste artigo para garantir maior qualidade ao seu planejamento escolar ao se manter longe de erros que podem comprometer a qualidade dele e da sua atuação.