Ainda durante o ciclo escolar, o aluno precisa tomar aquela que é uma das decisões mais importantes da vida: a escolha pela profissão que deseja seguir. Entre as ferramentas que ele tem à disposição para ajudar nesse momento, além de pesquisas individuais, é o apoio do professor.

No entanto, esse momento também pode ser bastante desafiador para o professor. Esse trabalho de orientação vocacional exige um treinamento específico, além de total sintonia com o mercado de trabalho e as exigências que ele está fazendo atualmente.

Veja a seguir alguns pontos fundamentais para ajudar os alunos a escolher a profissão:

Áreas de afinidade

É comum que os alunos tenham afinidade com uma ou mais áreas do conhecimento, o que tem influência direta em possíveis carreiras que devam seguir em suas vidas. O professor pode ajudar os alunos a escolher a profissão certa ao trazer atenção para quais conhecimentos são necessários em cada mercado.

Tratamento individual

Cada aluno é diferente e tem motivações distintas para querer seguir determinadas carreiras. Antes de iniciar o processo de orientação vocacional, é fundamental que o professor respeite as individualidades dos estudantes e as considere ao conduzir o processo.

Vivência do mercado

Pesquise por universidades ou até pelos locais de trabalho propriamente ditos pela oportunidade de realizar visitas guiadas com os alunos. Assim, eles poderão ter contato com as atividades realizadas pelos profissionais da área que estão considerando. Alternativamente, procure trazer essas pessoas para falarem aos alunos na própria escola.

Apoio pedagógico

O trabalho vocacional da escola não termina após a decisão do aluno. A partir daí, o professor pode continuar oferecendo um apoio na forma de conteúdo direcionado e atividades que ajudem a ampliar os conhecimentos relacionados às áreas de atuação escolhidas. Tais atividades podem introduzir um elemento prático no processo e reforçar a decisão tomada pelo aluno.

Um dos principais papéis da escola é formar cidadãos para o mundo. A escolha da profissão é um dos passos mais importantes da formação dos alunos e esse processo não deve ser apressado ou conduzido sem o devido planejamento. Aproveite as dicas deste artigo para estruturar um plano de orientação vocacional em sua escola.