A redação do Enem é uma das etapas da prova que mais podem causar apreensão nos alunos. Isso pode ocorrer se não estiverem seguros a respeito dos critérios de avaliação, do tipo de escrita que deve ser empregado ou até mesmo ao deixar a instabilidade emocional tomar conta.

 

Uma boa nota na redação do Enem pode ser decisiva para alavancar o resultado geral do aluno e lhe proporcionar oportunidades melhores de ingresso em universidades de renome pelo país. Então, a preparação para essa etapa não pode ser negligenciada.

 

Veja a seguir quais são as principais formas de ajudar os alunos a treinar para a redação do Enem:

 

Explique os critérios de avaliação

 

Entender os critérios de avaliação da redação do Enem é fundamental para tirar uma boa nota. Por mais confiantes que os alunos estejam na própria escrita ou no poder de argumentação, conhecer o que será avaliado pode ajudar na hora da produção do texto. 

 

Por exemplo, além do domínio da norma padrão da Língua Portuguesa, é exigida a compreensão da proposta, o bom desenvolvimento do tema, a apresentação de argumentos relevantes, a demonstração de conhecimentos sobre o assunto e uma estrutura voltada para a apresentação de intervenções ao problema.

 

Treine a interpretação de texto

 

A redação do Enem exige do aluno um pleno entendimento da proposta. Para isso, é fundamental trabalhar as habilidades cognitivas dos alunos para que sejam capazes de compreender as múltiplas mensagens que um texto de referência pode transmitir e como elas podem sugerir novas abordagens na redação.

 

A interpretação de texto é uma habilidade fundamental para a vida e, especificamente, para esse aspecto da redação do Enem. Ela precisa ser exercitada ao longo de toda a vida escolar do aluno e intensificada no estágio pré-vestibular.

 

Aplique simulados de redação

 

Uma ótima forma de ajudar os alunos a treinar para o Enem é a aplicação de simulados. No entanto, você não pode se esquecer de uma parte bastante importante desse processo: as propostas de redação.

 

Aproveitar propostas de redação de simulados e provas anteriores é uma excelente forma de acostumar os alunos ao tipo de texto que deve ser criado e como fazê-lo com foco em boas notas.

 

Apresente exemplos de sucesso

 

É possível usar redações nota 1000 como exemplo para apontar os caminhos que os alunos devem seguir para ter sucesso nessa etapa da prova. Isso servirá para que a turma consiga enxergar aplicações práticas dos critérios de avaliação.

 

Após a realização de cada prova, diversos veículos de mídia publicam algumas redações nota 1000. Então, fique de olho nelas para aproveitá-las em sua escola.

 

Tendo em mãos um plano focado em ajudar os alunos a treinar para a redação do Enem, o próximo passo é encaixá-lo à rotina das aulas e monitorar a evolução das suas turmas. Comece o quanto antes e contribua ainda mais para o sucesso dos seus alunos.