A Educação Infantil tem como um de seus objetivos propor atividades capazes de promover a socialização, instigar a curiosidade, e estimular o espírito investigativo e a troca de experiências e opiniões entre as crianças.

Considerando a etapa de desenvolvimento desses alunos, os resultados dessas iniciativas devem ser visíveis tanto para a escola, ao observar seu grupo, quanto para as famílias, em casa, que estão ansiosas em ver o crescimento escolar de seus filhos. Por conta disso, conhecer, trabalhar e saber explicar cada um dos eixos da Educação Infantil precisa estar entre as suas prioridades.

Conheça a seguir quais são os eixos da Educação Infantil e como trabalhá-los em sala de aula:

Artes visuais

O eixo Artes Visuais trabalha com a expressão artística das crianças. Elas são convidadas a conhecer artistas famosos e a criar suas próprias obras de arte. Abordar as artes visuais com os alunos mostra para eles que é possível “falar” sobre sentimentos usando cores, formas, desenhos e a imaginação.

Linguagem oral e escrita

O eixo Linguagem Oral e Escrita ajuda os estudantes a darem os primeiros passos para a alfabetização. Ele irá ler e escrever, da sua maneira, poesias, parlendas, historinhas… O professor, no trabalho com esse eixo, auxilia os alunos nesse caminho, ajudando a ler aquilo que eles não conseguirem.

Matemática

O eixo Matemática, como o próprio nome diz, envolve o primeiro contato das crianças com os números. Nas atividades deste eixo, elas trabalharão com diferenças e semelhanças, sequências, contagem e medidas, por exemplo.

Movimento

Crianças pequenas precisam se mexer. O eixo Movimento trabalha com uma abordagem significativa da expressão corporal e é ligado a atividades que incluam dança, mímica e diferentes posturas. Um exemplo de atividade muito comum ligada ao eixo Movimento é a brincadeira de “Estátua”, em que a criança deve parar de se mexer quando a música para de tocar.

Música

O eixo Música, muitas vezes, é abordado com o eixo Movimento. As atividades aqui vão expor as crianças a boa parte de nossa cultura popular, através das canções de ninar, brincadeiras cantadas e rítmicas, cantigas de roda, além de propor jogos com movimento, brincadeiras com palavras e gestos sonoros e corporais.

Natureza e sociedade

O eixo Natureza e Sociedade trabalha a noção de pertencimento na criança. É neste eixo que são promovidas atividades para que o aluno se reconheça como parte de uma família, que abordam a sua história, sua relação com os amigos e que incentivam descobertas sobre o meio ambiente.

Os eixos da Educação Infantil são princípios norteadores para estruturar o trabalho com as crianças pequenas na sua escola. Debruce no que cada um deles significa para promover atividades significativas nesse segmento.