Pensar em datas comemorativas na escola é algo que acaba sempre sendo associado a comemorações com festas juninas e dias temáticos. No entanto, há muito mais que pode ser explorado nesse sentido.

 

Datas comemorativas servem para trazer atenção para a importância de diversos aspectos da vida e da sociedade. Várias delas podem servir de ponto de partida para discussões essenciais para o enriquecimento da formação dos estudantes.

 

A sua escola tem dificuldades para realizar ações em datas comemorativas? Não dedicar tempo suficiente para esse aspecto do seu planejamento pedagógico pode fazer com que os seus alunos percam diversas chances de crescimento.

 

Veja abaixo as principais datas comemorativas que podem ser utilizadas na programação da sua escola:

 

Dia Internacional da Mulher

 

Data: 8 de março

 

Não se limite a apenas entregar flores às mulheres. No Dia Internacional da Mulher, vale a pena realizar atividades voltadas à importância do empoderamento feminino e de oportunidades iguais.

 

A escola é um local de formação da cidadania. Será fundamental para a educação integral dos estudantes ter contato com um debate como esse. Se possível, considere realizar uma programação dedicada em toda a semana.

 

Dia das Mães e Dia dos Pais

 

Datas: meses de maio e agosto.

 

Consideradas datas importantes para a família, o Dia das Mães e o Dia dos Pais também têm lugar de comemoração dentro da escola.

 

Apenas tenha cuidado para não implementar uma programação que faça estudantes que não têm pais ou mães se sintam excluídos, ou que não considere configurações familiares mais diversas.

 

Dia de São João / Festas Juninas

 

Data: mês de junho.

 

Uma das mais tradicionais datas comemorativas na escola, a festa junina é uma oportunidade para colocar os alunos em contato com toda a diversidade cultural do Brasil.

 

A tradicional quadrilha e oferta de comidas típicas podem ser complementadas com um resgate das raízes dessa festa e um entendimento mais aprofundado dos estudantes em relação a ela. É uma chance valiosa de desenvolver conhecimentos de Geografia e História.

 

Dia do Professor

 

Data: 15 de outubro.

 

É sempre saudável reservar parte da programação da escola para homenagear a sua equipe. O corpo docente pode ser valorizado a partir de ações voltadas para o Dia do Professor que deixem nítido o quão importante é o papel dele.

 

Você pode organizar um dia de integração entre o corpo docente e a comunidade escolar, com gincanas e apresentações especiais. Apenas lembre-se de tomar cuidado para não acabar deixando a pressão da organização do Dia do Professor acabar tornando o dia deles mais difícil.

 

Dia Nacional do Livro

 

Data: 29 de outubro.

 

Nenhuma escola existe sem o apreço à literatura, portanto vale a pena utilizar o Dia Nacional do Livro em sua programação. Essa pode ser uma oportunidade para incentivar o hábito pela leitura junto aos alunos e contribuir para a formação deles.

 

É possível realizar uma grande feira, convidando os estudantes a trocarem livros entre si e desfrutarem de obras que normalmente não considerariam. As suas turmas podem avançar bastante no entendimento de Literatura e Língua portuguesa.

 

O calendário é bastante vasto e tem diversas outras possibilidades para serem exploradas na forma de datas comemorativas para a escola. Aproveite as sugestões deste artigo e busque mais possibilidades que tenham a ver com o seu projeto pedagógico e realize ações eficientes.