A inadimplência escolar é um problema que exige bastante atenção, para evitar que as contas da instituição sejam comprometidas. Ninguém está livre de passar por isso, portanto é fundamental que você tenha planos robustos para se prevenir e lidar com a situação se ela surgir.

 

Felizmente, existem caminhos para experimentar na busca por uma solução eficiente. Isso será benéfico não só para a sua escola como também para os pais e responsáveis dos seus alunos, que ficarão mais tranquilos ao contar com mais facilidades..

 

Veja a seguir algumas iniciativas que você pode implementar para minimizar a inadimplência escolar:

 

Otimize a sua gestão

 

Sem uma boa gestão escolar, muitos gargalos de produtividade podem surgir em sua instituição. A inadimplência pode ser uma delas, então é fundamental que o seu setor financeiro esteja organizado e tenha políticas voltadas para lidar com isso se ocorrer.

 

Ofereça facilidades de pagamento

 

A inadimplência escolar pode acontecer por problemas ao lidar com as opções de pagamento oferecidas pela escola. Um possível caminho para minimizar a inadimplência é pensar em soluções mais flexíveis de pagamento, levando em conta tanto a saúde financeira da escola quanto o perfil do público atendido.

 

Permita renegociações

 

Garantir algum recebimento é bem mais vantajoso do que permanecer em uma situação de inadimplência, sem receber. Mais uma vez, leve em conta a saúde financeira da sua escola e estude possíveis casos em que renegociações possam funcionar. Nessas abordagens, mostre abertura para considerar as condições de cada pagante e suas necessidades.

 

Disponibilize prêmios

 

É possível incentivar o pagamento da sua escola nas datas certas ao oferecer prêmios aos pais e responsáveis. Algumas possibilidades incluem agregar valor na forma de um desconto no valor total ou brindes com a marca da escola. Certifique-se de divulgar essas vantagens de maneira ampla para que não existam dúvidas.

 

Implemente pagamento automático

 

Uma mudança simples no método de pagamento da mensalidade da sua escola pode ser determinante para minimizar a inadimplência: o pagamento recorrente automático, seguindo o modelo que várias empresas já aplicam. Assim, a escola somente precisaria lidar com eventuais casos em que o pagamento não é autorizado pelo banco ou a operadora do cartão de crédito.

 

A partir dessas dicas, você poderá elaborar estratégias mais eficientes para minimizar o problema de inadimplência escolar em sua instituição. Lembre-se de que isso pode ter inúmeras raízes possíveis, sendo essencial conhecer as particularidades dos pais da sua escola e se adaptar a isso.