Por melhor que seja a sua escola, ela não tem como sobreviver sem manter a base alunos. É fundamental contar com uma estratégia de captação de matrículas durante todo o ano, além de renovar as ações a cada ciclo.

É fundamental, no entanto, monitorar se determinadas ações administrativas ou pedagógicas da sua escola estão gerando o efeito contrário, fazendo com que você perca matrículas. É preciso estar atento a eventuais efeito negativos dessa atuação.

Quer ajuda nisso? Então conheça a seguir os 4 principais motivos que fazem você perder matrículas em sua escola:

1. Não inovar pedagogicamente

As transformações do mundo geram novas expectativas e exigências sobre os alunos. A sua escola precisa evoluir no mesmo ritmo, uma vez que a estagnação minimiza as chances de novas matrículas e afasta os alunos que você já adquiriu.

Não se trata de adaptar toda e qualquer moda do segmento. É preciso ter um planejamento pedagógico ligado a tendências consolidadas, além de trabalhar com olhar voltado para o futuro.

2. Não ter processos organizados

A desorganização dos processos da sua escola podem ser altamente prejudiciais para os resultados. Isso impacta a escola em diversos aspectos, desde o administrativo até o pedagógico.”

Pais e alunos conseguem perceber facilmente essa desorganização. Isso pode servir como um argumento definitivo para que optem por deixar sua instituição. Vale a pena voltar a atenção para os processos da escola e identificar as falhas que podem estar prejudicando a sua atuação.

3. Não captar feedback

A sua escola tem o costume de realizar pesquisas de opinião com alunos e pais ao longo do ano? E, principalmente, de realizar ações corretivas a partir dos problemas apontados nesses resultados?

Se a resposta para essas questões for negativa, você provavelmente está perdendo muitas matrículas por conta disso. Para que a sua escola esteja em um caminho de pleno aprimoramento é preciso colher o feedback sobre sua atuação e implementar melhorias a partir disso.

4. Não investir em marketing

Como em qualquer outra empresa, uma escola precisa ter iniciativas de marketing sendo executadas ao longo do ano. Senão, corre o risco de se tornar irrelevante no mercado e perder progressivamente mais matrículas.

E implementar iniciativas de marketing não é algo complicado. Basta definir suas metas e considerar os canais que mais fazem sentido para alcançar seu público-alvo, que podem ser desde os meios tradicionais (jornais, revistas e TV) até os digitais (redes sociais ou anúncios no Google).

A partir desses pontos, você irá mapear os problemas que podem estar fazendo sua escola perder matrículas. Lembre-se de manter esses esforços na sua rotina e de buscar maneiras de aprimorar suas atuações e processos, para contar com resultados cada vez melhores!